terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Princípios de uma alimentação saudável



De certa forma, nós seguimos uma dieta todos os dias. Todas temos uma dieta alimentícia. Mas, na nossa cultura, não é fácil seguir uma dieta balanceada: é preciso esforço. Fazer uma dieta saudável durante alguns meses para compensar os excessos do resto do ano pode eliminar alguns quilos, mas não vai deixar você mais saudável. A melhor dieta é aquela em que você come de forma saudável o ano todo.

Quando devo fazer dieta?Infelizmente, as mulheres hoje sofrem muita pressão para serem magras e acabam fazendo "dieta" para chegar a esse ideal. Mas existem muitos tipos de corpo, alguns têm mais curvas, outros são mais retos. Tudo depende da constituição genética de cada um.Pense na natureza. Alguns animais são menores, outros são mais fortes e outros são mais pesados. E essas diferenças parecem normais nos animais, não é mesmo?! Pois com os seres humanos é a mesma coisa. Cada pessoa tem um peso ideal e individual para estar saudável. Esse ideal pode ser maior ou menor em função da estrutura de cada pessoa. Por isso, se você não parece a modelo magérrima da capa da revista, desencana! E não comece uma dieta absurda por causa disso.Às vezes pode ser preciso fazer dieta, por exemplo, quando você está acima do peso e precisa perder alguns quilos. O excesso de peso pode causar problemas de saúde, por isso é importante fazer uma dieta para não correr riscos.Mas a dieta não deve ser uma coisa de curto prazo. Não adianta nada adotar hábitos saudáveis só durante a dieta. A alimentação saudável é para a vida toda, para você manter o peso e a boa saúde.

Mas como fazer dieta?A melhor forma de ficar saudável é usar o bom senso. Para perder peso é preciso diminuir o número de calorias que você consome. O exercício também ajuda a queimar calorias e fortalecer os músculos. Se você quer perder peso, encontre um programa que funcione devagar, em média 1 quilo por semana. O ideal é procurar um médico ou nutricionista para obter uma dieta adequada e saudável.Existem milhões de dietas diferentes no mundo. Algumas cortam os carboidratos, outras mandam comer muita proteína, mas o melhor mesmo é comer de maneira equilibrada. Evite as dietas que cortam uma categoria inteira de alimentos, como carboidratos, gordura ou proteínas. Uma dieta saudável usa todas as categorias de alimentos, de forma equilibrada.

Qual é o problema de ficar sem comer?Para sua informação: morrer de FOME pode fazer você perder peso bem rápido, mas quando você retomar sua dieta normal tudo o que perdeu vai voltar e pode até aumentar. Quando você fica sem comer, seu corpo pensa que está correndo risco e reduz o metabolismo para conservar energia. Ou seja, você queima menos calorias. Por isso, quando você voltar a comer normalmente, vai voltar a seu peso anterior ou até mais. Por isso, pense bem antes de fazer isso.

créditos: http://www.soentreamigas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário